terça-feira, 31 de agosto de 2010

A entrada.

                                                                 O INICIO.


Agora que vou entrar em uma nova fase, de escrita, adoraria saber, qual é o termo certo: Se iniciar, ou inicializar, ou se dois termos estão certos. E isto é só porque eu vejo escrito das duas maneiras, e não é considerado erro, pelo corrector do P. C. Ou será que os dois termos, não querem dizer a mesma coisa? Há alguém que me explique, quais as dicas para saber o que é o quê? Se é pelo contexto de inserção do termo, ou se é pela gramática, ou se é por adivinhação. Eu sei que hoje tudo é diferente, do que era no meu tempo, só tenho pena, que segundo me parece, a diferença é para pior. Ou estarei eu errado?

2 comentários:

  1. Pois olha amigo,também não sei ao certo.Mas me parece que o termo "inicializar" é mais técnico e se propagou por causa justamente do uso do computador.Você "inicaliza" o computador, ou um programa dele. Já para outros assuntos, não sei se pelo hábito,mas "iniciar"parece mais apropriado. Embora seja possível que, no dicionário os dois tenham a mesma significação. Bem, estou só dando minha opinião na base do "achometro"...he,he.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Ivete. Eu entendo-te e penso que até entendo o/os autores destas proezas. É, penso eu, o português, é uma língua muito simples, no que toca á gramática, e então, não esteja qualquer dia mais de meio mundo a falar o Português, convêm dificultá-la mais um pouquinho. Acho eu. Porque se nós aprendêssemos, que o termo iniciar, se refere a tudo o que se vá começar, de novo, ou o termo reiniciar, se refere a algo que já foi iniciado, mas que vamos reiniciar de novo. Tudo seria mais simples, para toda a gente. Mas como se diz, a respeito de tudo e de nada: mas isso assim é melhor? - Resposta: É diferente, se para melhor, ou para pior, é o menos importante. É uma tristeza amiga, este mundo esgotado de competências. Um beijo.

    ResponderEliminar